terça-feira, 4 de setembro de 2007

Estudar pra que?

Quem mexe com internet
Fica rico sem sair de casa
Quem tem computador
Não de precisa de mais nada
Estudar pra quê?
Estudar pra quê?
Estudar pra quê?
Estudar pra quê?

Este é um trecho do novo CD da banda Pato Fu, com a vocalista Fernanda Takai. Todo o trabalho é uma mostra do potencial do uso das mídias e da internet em si.
Meses antes de ser lançado em mídia, já se encontra disponível para a venda no UOL megastore, e não é só, os clipes estão disponíveis (pela própria banda) no You Tube.
Refletindo sobre a música nos deparamos com a inevitável constatação de que as pessoas começam a acreditar (ou pelo menos mencionar) que a escola pode ser posta de lado (estudar pra que?) em detrimento das novas tecnologias. O pior é que é a própria escola, com sua resistência e falta de investimentos que contribui para esta visão.
Não podemos culpar apenas os professores, carentes de formação e, em boa parte, separados das mídias pelo hiato das universidades que os preparam e da ausência de recursos públicos.
Como mudar esta realidade? Acreditamos que os próprios docentes podem realizar mudanças, desde que capacitados para tanto. E você? Poste seu comentário.

Quem está curioso, existe uma entrevista da banda Pato Fu no blog http://pecasraras.blogspot.com/ . Você ainda pode ouvir ou baixar a entrevista no link do mesmo autor http://www.podcast1.com.br/canais/canal144/144_20070802_105708.mp3
Vale a pena conferir.

Um comentário:

Anônimo disse...

A internet acredito ser um local que mais se aprende, mais se estuda, pois para qualquer movimento que você faça, tem que saber para que, e o porque, consequentemente tem que estudar, pesquisar, cabe aos docentes buscarem mais essa fonte de pesquisa e de estudo, se prepararem mais.