sábado, 1 de setembro de 2007

Sugestão literária: O que é mídia-educação


Uma ótima coletânea que foca a discussão de questões essenciais para a educação nacional, tem o objetivo de disponibilizar a estudantes e professores das diferentes redes de educação do país textos que de outro modo seriam de difícil acesso a estes leitores. Estes textos são, em sua maioria, baseados em resultados de pesquisas empíricas sobre duas vertentes do mesmo tema: de um lado, a pesquisa sobre os públicos jovens, buscando compreender como as novas gerações se apropriam das técnicas de informação e comunicação; de outro lado, o estudo sobre os modos como a instituição escolar, e especialmente os professores, vão se apropriando destes instrumentos e os integrando (ou não) a seu cotidiano.

Título: O que é mídia-educação
Autora: Maria Luiza Belloni

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá

Este livro é 10. Muito bom, pois aborda assuntos como as vertentes que resultaram nas Tic's, destaca a formação continuada do professor como sendo na atualidade a ruptura entre os "Ligados" - modernos e os "resistentes" - antigos; apresenta o novo campo de pesquisa que é a aprendizagem mediatizada e muito outros assuntos.
O livro de Maria Luiza Belloni vem auxiliar a compreensão e a práxis pedagógica do educador quanto a utilização das novas tecnologias desmistificado o preconceito com relação a essa nova ferramenta educacional
Um Trecho, do livro, que acho superinteressante é: “A escola deve integrar as tecnologias de informação e comunicação porque elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social, cabendo à escola, especialmente à escola pública, atuar no sentido de compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a estas máquinas está gerando”.
Abraços Fraternos
Érica Fernandes

Anônimo disse...

Belloni realmente nos faz repensar de como, para que e porque utilizarmos as midias na educação, são reflexões que trazemos para nossos lares. O livro é 10 vale a pena ler.

Anônimo disse...

Olá!!
Tenho um programa de rádio voltado para o público infanto juvenil.
O Programa Playground esta desde novembro de 2007 sendo veiculado diariamente na rádio rock FM aqui em curitiba. Estou buscando maiores informações sobre o qu eé mídia educação e o blog de vcs ajudou muito!
Entrem no site pra dar uma boa escutada, e quem sabe podemos linkar os blogs e algo mais!
Abçs
Iza Chimelli
www.programaplayground.com.br